quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Conhecimento



O significado de conhecimento de acordo como dicionário Aurélio é ato ou efeito de conhecer; Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência; Consciência de si mesmo.(Minidicionário Aurélio,p.176)
            O conhecimento é o acumulo de informação que são retiradas de fatos que vem desde quando nascemos. Desde pequenos nos já é dado o conhecimento, ou seja, o de querer saber o “por que” das coisas a nossa volta, a curiosidade é despertada e a crítica vem acompanhada dela, pois quando nos perguntamos o “por que”, ele nos move a queremos obter as respostas sobre os fatos ocorridos. De acordo com Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da autonomia”, á p.35, ele fala sobre essa curiosidade:

            “A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta      verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere alerta, faz parte     integrante do fenômeno vital. Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe           pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos.”

            E a crítica nos leva a procurarmos respostas sobre o mundo, e o que vem ocorrendo com ele. O mundo criou uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas é capitalista, onde parece que nada se fala sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no qual no sistema capitalista muitas pessoas são consideradas como inferiores, onde passam necessidades e alguns poucos, vivem em casas luxuosas, as vezes nem ligam para as pessoas que necessitam de comida e se esbanjam com isso e muitas vezes jogam tudo fora, onde neste mundo muitos passam fome. A Declaração dos Direitos humanos foi criada, mas em várias ocasiões, parece que ela foi feita em vão.
            Mas o conhecimento pode abrir os olhos de muitos, de ver o lado de outras pessoas, e peguntar o “por que o mundo está assim?”, “por que poucos tem muito, e muitos tem tão pouco?” e “o que poderia ser feito para mudarmos essa situação do qual nos encontramos?”.
            Temos que ter esperança, e mesmo que não venha mudarmos todo o mundo, se fizermos alguma diferença é de grande proveito. Pois se olharmos com olhos pessimistas, não faremos nada, pois olha-se o lado ruim, que não há mudança e não haverá. Assim temos que ter objetivos, crermos que as pessoas possam mudar, mudar por algo melhor, e ver que muitos precisam de ajuda neste mundo. E assim descobriremos muitas coisas, alguns sentidos que a vida nos proporciona, que tem algo além que nossos olhos podem ver, um infinito de conhecimento e aprendizagem, que nos farão crescer como seres humanos e de como podemos ser pessoas melhores. Como está escrito no livro “ O que  é religião?”, de Rubem Alves:

“[...]Porque é mais belo o risco ao lado da esperança que a certeza ao lado de um universo frio e sem sentido...”

1 comentários:

Aline Nunes disse...

Só para constar:

>>ALINE NUNES PEREIRA passou por aqui!<<

(Bobeira demais numa pessoa só, né não? hehehe)

Postar um comentário

Comentário: